24h Esgueira Basket - 9ºEdição 2017

2017-02-24

24h Esgueira Basket - 9ºEdição 2017

O Clube Povo de Esgueira vai realizar a 9ªEdição do 24h e gostávamos que colaborassem para promover este evento através dos vossos canais de comunicação. Assim sendo enviamos em anexo o cartaz da 9º edição do 24h e o respetivo regulamento do torneio. No fim do email deixamos o link direto no qual os atletas podem efectivar directamente a inscrição da equipa.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScfLipshd3JeqYYN2oWANexgL81BlL5Zdk5Iw8iMpIqlIQdow/viewform?c=0&w=1

Regulamento do Torneio
Regras gerais:
- Cada equipa deve ter no mínimo três jogadores inscritos, e no máximo cinco. Os jogos podem começar e acabar com apenas dois jogadores em cada equipa.
- As equipas dividem-se pelos seguintes escalões:
 Escalão B Feminino (a partir de 2001, inclusivé)
 Escalão B Masculino (a partir de 2001, inclusivé)
 Escalão A Feminino (até 2000, inclusivé)
 Escalão A Masculino (até 2000, inclusive)
- Todos os atletas devem fazer-se apresentar de um documento pessoal com fotografia, de forma a confirmar a sua identidade a organização do torneio.
- Preço por equipa: 25€ por equipa;
- Prémios:
Primeiro lugar escalão A M/F – 100€
Primeiro lugar escalão B M/F – 50€
Observações:
- Pessoas ligadas ao torneio alcoolizadas ou que demonstrem um comportamento inadequado são convidadas a abandonar o torneio e/ou recinto.
- O evento não se encontra coberto pelo seguro desportivo, cada atleta está por sua conta e risco.
- A organização não se responsabiliza pelos bens pessoais de cada atleta participante.
Regras de jogo:
- No que diz respeito às regras de faltas, dribles, passos e restantes violações serão aplicadas as regras de um jogo de basquete normal. As excepções serão enunciadas e explicadas neste documento.
- Os jogos terão a duração de 10 minutos. Ou então poderão terminar quando uma equipa atingir ou ultrapassar os 30 pontos, desde que a vantagem pontual seja superior a 6 pontos. Se um jogo acabar empatado ao fim de 10 minutos, será decidido recorrendo a lances livres, em sistema de morte súbita.
- Só nos jogos das finais existirão lançamentos de 3 pontos. Até essa fase da competição todos os lançamentos marcados, com excepção para os lances livres, valerão 2 pontos.
- As substituições são ilimitadas, mas só se poderão efectuar quando a bola não estiver em jogo.
- Para decidir de quem sai a bola no início do jogo será lançada uma moeda ao ar ou “Par ou ímpar”.
- Cada ataque terá de começar, obrigatoriamente, para lá da linha de lance livre.
- A posse de bola alterna a cada cesto marcado (Sai de quem sofre).
- Quando a equipa que está a defender rouba a bola ou ganha ressalto defensivo, para poder atacar terá de “vir atrás”. “Vir atrás” significa que o jogador com bola terá de ter os dois pés para lá da linha de lance livre. Se uma equipa lançar ao cesto e marcar sem cumprir esta regra, o cesto será validado à equipa adversária.
- Para que uma equipa comece o ataque depois de ter sofrido cesto, a bola terá de ser tocada por um elemento da equipa adversária.
- Após uma equipa atingir as 4 faltas num jogo, todas as faltas cometidas a partir dessa altura darão lugar a lances livres. Até atingir as 4 faltas o jogo recomeçará com reposição de bola lateral, excepto se a falta se verificar no acto de lançamento. As faltas ofensivas serão assinaladas, mas não serão contabilizadas.
- Quando um atleta atingir a terceira falta pessoal num jogo, será excluído desse mesmo jogo. No entanto, não fica impedido de participar nos restantes jogos.
- Não há situação de “cesto e falta”. Sempre que houver cesto, mesmo que haja falta, terá de se alternar a posse de bola. Neste caso, o cesto é validado e é averbada uma falta colectiva à equipa que se encontrava a defender e cometeu falta.
- Quando um atleta cometer uma falta que seja considerada anti-desportiva, ou insultar um árbitro, será excluído do jogo. No caso de se verificarem comportamentos inadequados de forma constante, ou agressões quer físicas quer verbais a adversários, árbitros ou a responsáveis pela organização do torneio, o atleta em causa poderá ser expulso e proibido de continuar a participar nos jogos. Se por acaso, alguma situação deste género se verificar caberá à organização decidir qual a penalização a aplicar, podendo a equipa ser desclassificada.
- Para segurança de todos os participantes, nenhum atleta se poderá agarrar ou pendurar no aro em caso de afundanço! Caso contrário poderá ser excluído desse jogo.
- As equipas têm de se apresentar junto do campo em que irão jogar 5 minutos antes da hora marcada, não estando previsto aquecimento dentro de campo.
- Se a equipa não comparecer até 5 minutos depois da hora prevista do jogo é averbada falta de comparência ficando o resultado em 30-0.

Concursos:
-3 Pontos – Um minuto e meio, para executar 25 lançamentos em 5 posições distintas. Realizam-se apuramentos e finais nos dois escalões e sexos diferenciados. Passam dois jogadores às finais.
- 2Ball – Duplas de sexos diferentes podendo ser de escalões diferentes. Um minuto executando lançamentos de diferentes posições com diferentes pontuações. Quem lança vai ao ressalto. Não se pode lançar da mesma zona usada no lançamento anterior nem pelo próprio nem pelo colega.
Passam 3 equipas à final.
- Skills – Realizar o mais rápido possível um percurso de diferentes gestos técnicos. Realizam-se apuramentos e finais nos dois escalões e sexos diferenciados. Passam dois jogadores às finais.
- Jogo das Estrelas – Duas equipas, com um número de atletas indeterminado (participa quem quiser). Quatro minutos a jogar ou 4 pontos. A equipa que ganhar ou primeiro marcar os 4 pontos, fica e a outra é eliminada. Divide-se a equipa vencedora em dois e, volta-se a jogar aplicando as mesmas regras, até se chegar a um 3X3 que ditará o trio vencedor.

Fonte: CP Esgueira

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