GDG Basquetebol recebe cerca de 500 participantes nos dois torneios do Carnaval 2017

2017-02-20

GDG Basquetebol recebe cerca de 500 participantes nos dois torneios do Carnaval 2017

Entre os dias 25 e 28 de fevereiro de 2017 o GDG Basquetebol vai promover e realizar o XII Torneio Internacional “Cidade Gafanha da Nazaré” (escalões masculinos e femininos SUB14) e o VIII Torneio do Carnaval GDG Basquetebol 2016 (escalões masculinos e femininos SUB16). Os dois eventos terão lugar no Pavilhão Desportivo da Gafanha da Nazaré (Torneio Internacional nos dias 25 e 26) e (Torneio Carnaval nos dias 27 e 28).
É inquestionável que o Torneio Internacional “Cidade Gafanha da Nazaré” (Sub 14) e o Torneio de Carnaval GDG Basquetebol (Sub16) têm conseguido, ao longo da sua história (12 e 8 edições consecutivas, respectivamente), uma natural evolução na qualidade, na competitividade, no impacto desportivo, sendo hoje, indiscutivelmente, marca e referência no calendário desportivo do basquetebol nacional e internacional. Num claro ambiente de respeito, desportivismo e amizade, e com reconhecido valor competitivo, disputam estes dois Torneios cerca de 300 atletas de escalões femininos e masculinos Sub14 e Sub16.

O XII Torneio Internacional “Cidade Gafanha da Nazaré” Sub14 (25 e 26 de fevereiro) irá contar com a presença de 16 equipas (8 no sector masculino e 8 no sector feminino) que representarão 8 clubes, dois dos quais espanhóis (Club Seis do Nadal, de Vigo e Colégio Leonés, de León) que repetem a presença da edição anterior.

A décima segunda edição do Torneio Internacional Cidade Gafanha da Nazaré traz algumas notas de destaque e novidades relevantes: uma maior presença de atletas espanhóis já que o Colegio Leonés traz à Gafanha quatro equipas (duas masculinas e duas femininas); o regresso do FC Porto/Dragon Force que é um dos emblemas mais fortes na competição e na formação no panorama nacional do basquetebol; e, ainda relacionado com o clube da Cidade Invicta, a presença inédita da equipa sub14 feminina do FC Porto/Dragon Force que dá os primeiros passos no universos do basquetebol do emblema portista. Referência e destaque também merecidos para a presença, pela primeira vez no Torneio Internacional, de uma equipa da região de Lisboa, com relevo e qualidade indiscutível no basquetebol feminino, nomeadamente na Liga Feminina: o forte emblema da Quinta dos Lombos, de Carcavelos - Cascais. Além disso é uma honra para o GDG Basquetebol receber os "repetentes" e tradicionais clubes que, ano após ano, marcam presença na Gafanha da Nazaré: o Guifões SC, o GDB Leça e o BC Barcelos.

Ao todo, o GDG Basquetebol irá acolher cerca de 500 jovens atletas, treinadores e directores, mais familiares e amigos que acompanharão e apoiarão as equipas neste fim-de-semana prolongado.

No âmbito do evento o GDG Basquetebol, juntamente com a ABA, vai voltar a realizar a acção de formação técnica para treinadores: o II Clinic “Cidade Gafanha da Nazaré” - GDG Basquetebol 2017. Esta importante iniciativa para a partilha de experiências e enriquecimento técnico dos treinadores de basquetebol terá lugar no Pavilhão da Gafanha da Nazaré, na segunda-feira, dia 27 de fevereiro entre as 21:00 e as 23:30 horas. Os técnicos António Veleirinho e Jorge Arede irão abordar temáticas relevantes para o basquetebol mesmo que muitas vezes desvalorizadas: “Stats Video Scouting - Uma ferramenta integrada na formação e na competição” e a “Preparação física no basquetebol: Sub 16 masculinos”, respectivamente.

Um evento desta dimensão e com este nível de competição e envolvimento de clubes tão importantes na formação de atletas do basquetebol obriga a toda uma logística humana, material e financeira, que só é possível com a colaboração e parceria imprescindíveis e preciosas, de várias entidades e empresas de renome, das quais destacamos a nível institucional a Câmara Municipal de Ílhavo, a Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, a Associação de Basquetebol de Aveiro, o Agrupamentos de Escolas da Gafanha da Nazaré, o Desporto Escolar, os Bombeiros Voluntários de Ílhavo e a Escola Profissional de Aveiro (AEVA/EPA). A nível comercial é determinante a parceria estabelecida com a Teka, a Peixovar, a Pascoal e a empresa Destak.

Equipas do XII Torneio Internacional “Cidade Gafanha da Nazaré” - Sub14
Sector Masculino Sector Feminino
GDG Basquetebol GDG Basquetebol
CB Seis do Nadal - Coia (Vigo) CB Seis do Nadal - Coia (Vigo)
Baloncesto Colegio Leonés “A” (León) Baloncesto Colegio Leonés “A” (León)
Baloncesto Colegio Leonés “B” (León) Baloncesto Colegio Leonés “B” (León)
GD Basquete de Leça GD Basquete de Leça
Basket Clube Barcelos Basket Clube Barcelos
Guifões SC Quinta dos Lombos
FC Porto/Dragon Force FC Porto/Dragon Force

Fonte: GD Gafanha

© 2015 ABA | desenvolvido por Rilop ®