Apresentação

Hoje é um dia francamento positivo depois de mais um objetivo estratégico cumprido. A apresentação da nova página da ABA será um fator decisivo para a visibilidade e dinâmica que queremos dar ao Basquetebol.

A época desportiva já vai longa e apesar de ainda termos alguns pontos altos por realizar gostaríamos de efetuar um balanço daquilo que foi realizado.

Associação de Basquetebol de Aveiro Associação de Basquetebol de Aveiro

Num ano de grandes dificuldades económicas mantivemos o número de Clubes apesar de inscrevermos menos cerca de 50 atletas.

O Minibásquete, teve na ABA uma boa dinâmica, não só do ponto de vista desportivo mas também organizativo. Em parceria com os Clubes organizámos, ao longo do ano, diversas concentrações que culminarão com a X Festa de Encerramaneto no pavilhão do Galitos que contará com cerca de 700 atletas.

Como forma de incrementar a prática do Minibasquete e incentivar os Clubes à captação de novos atletas atribuímos cerca de 250 bolas de acordo com o número de atletas inscritos.

No âmbito do Minibasquete demos continuidade ao “Projeto 2003”. Este Projeto consistiu em treinos realizados com atletas nascidos no ano de 2003 e decorreu em alguns momentos dos períodos de interrupção letiva. Para além de monitorizarmos todos os atletas deste ano, trabalhámos com os mais aptos. Este Projeto culminará com a participação na Festa Nacional de Minibasquete em Paços de Ferreira.

Realizámos Clinics de treinadores em parceria com alguns Clubes. Destaque ainda para a Formação Itinerante, realizada pelo 4º ano consecutivo, com a presença do treinador Luís Magalhães. Estas ações foram creditadas/certificadas pelo IPDJ.

Realce também para a organização de vários pontos altos da FPB.

Levamos a cabo a IX Gala do Basquetebol Distrital, em Oliveira do Bairro, com a colaboração dos Atómicos e da autarquia local, onde foram galardoados todos os atletas e equipas que mais se destacaram na época transata.

Os resultados e o trabalho realizado com as seleções distritais foram positivos. Para além dos treinos, participamos em diversos torneios que culminaram com a participação nas Festas do Basquetebol em Albufeira onde fomos campeões nacioanis de Sub 14 Femininos, vice-campeões nacionais em Sub 14 Masculinos e alcançamos o 4º lugar nas Sub 16 Femininos e o 6º lugar nos Sub 16 Masculinos.

Os Clubes foram, mais uma vez, extremamente dinâmicos e ativos, com um enorme espírito de cooperação ao longo de toda a época desportiva.

Importa referir que não chega o que fizemos até agora. É necessário melhorar, aumentar a qualidade da formação e informação, divulgar, mobilizar o mais possível no sentido de inverter a tendência, apesar de residual, de diminuição de atletas que se tem verificado nas duas últimas épocas desportivas, queremos já no próximo ano inverter esta tendência.

Para finalizar, gostaríamos ainda de reforçar o papel dos nossos parceiros para a concretização de muitas das atividades – Universidade de Aveiro, Jornal Diário de Aveiro, Sportflash, Fisiomanual, Dhika e Decathlon.

2015-06-10

© 2015 ABA | desenvolvido por Rilop ®